Dentro de ti

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dentro de ti

Mensagem por Tatoia em Seg Jul 21, 2008 7:29 am

Todos nós ouvimos, ou dissemos um dia a frase, de que "estou a descobrir quem sou", ou "o que quero" e quando o fazemos referimo-nos ao "eu" como entidade exterior a mim mesmo. É o mesmo que dizer que "quem vê de fora consegue ter outra perspectiva" e neste ponto, dependendo do contexto, a perspectiva pode ser melhor ou pior, mais útil ou menos útil.

Quantas vezes já perguntámos ao nosso melhor amigo, qual a sua opinião sobre uma decisão que temos de tomar na nossa vida. Ele hesita, coloca-se no nosso lugar, e responde o mais honestamente possível. Depois, façamos como ele disse, ou o radicamente aposto do ele disse, a verdade é que nunca é igual, pois não?

Então, porque fizemos a pergunta em primeiro lugar? Da mesma forma, porque temos necessidade de "ver de fora" e andar a "descobrir quem somos e o que queremos"?
Quando penso nisto, encontro a resposta na nossa necessidade de sentimento de ligação. Já se aperceberam da quantidade de vezes que se sentem bem e da quantidade de vezes que esse sentimento de ligação fez parte dessa excelente sensação de bem estar?
Se pensarem bem, nenhum ser humano é amplamente feliz sem se sentir ligado a algo. Há pessoas que não desabafam com amigos, com ninguém... céus, há pessoas que até dizem que na verdade, bem lá fundo, não têm amigos verdadeiros. Mas sentem essa satisfação enorme quando se embrenham por uma florestas ampla, resplandecente de novos caminhos, e sentem-se vivos e unidos a esse ambiente.
Depois, há pessoas que se assustam com florestas destas, que as acham confusas e húmidas demais, sem lugares confortáveis para sentar, demasiado selvagens... Mas não trocariam por nada um aconchego de sofá com a sua melhor amiga. (Não refiro as pessoas que apreciam ambos, porque essas sem sombra de dúvidas apreciam e reconhecem esse sentimento de ligação.)
Portanto, quando perguntamos a um amigo o que ele faria no nosso lugar, assim como quando tentamos ver a nossa vida de fora, e pensamos em nós mesmos como que na terceira pessoa, não estamos de facto à procura da resposta certa para as nossas acções. Estamos apenas a ir buscar esse sentimento de ligação, de paz, de conforto, que muitas vezes associamos a dias de folga, férias, noitadas, caminhadas à beira mar, visões do por-do-sol, (fazer amor, claro!) que nos trará o descanso dos pensamentos, devagar, bem devagar... até que mais nenhum pensamento exista na nossa cabeça e a resposta do que queremos e do que somos aparece expontaneamente, rápida, simples, inata, porque sempre esteve dentro de nós.
E o complicado, fica simples.
E o longe, fica perto.
E a noite, fica dia.
Beijinhos a todos!

Tatoia
Alpinista
Alpinista

Ver perfil do usuário

Re: Dentro de ti

Mensagem por Convidad em Seg Jul 21, 2008 9:35 am

Como qualquer pessoa que tem os seus amigos (sejam novos ou de infância) ou mesmo familiares, também pergunto opiniões! Principalmente sobre assuntos, decisões, mais sérios. É como se eles (amigos e familiares) nos conhecessem como nós próprios nos conhecemos com a vertente de "quem vê de longe, vê com mais perspectiva", como se soubessem sempre "mais" que nós!
No entanto, como uma amiga sempre me diz quando lhe peço opiniões, "segue sempre o teu coração", no fundo apenas nós sabemos o que é melhor para nós, qual o melhor caminho a seguir.. Smile

Convidad
Convidado

Mensagem por Mago em Seg Jul 21, 2008 6:58 pm

Pegando no que a Tatoia diz e muito bem sobre a ligação, venho-vos falar de uma das dicotomias que temos. A do Ego (eu consigo, eu sou independente, eu sou autonomo) e a Ligação (com grupos, pessoas, valores, religiões, crenças...).

Nós necessitamos sempre destas duas coisas. Se por um lado sabemos que somos capazes de fazer coisas extraordinárias sozinhos, e que nos sentimos extremamente bem quando atingimos algum objectivo, por outro lado necessitamos desta ligação a algo, uma amizade, seguir uma religião, uma ligação com a natureza...
Temos a nossa personalidade e feitio, mas ao mesmo tempo adaptamo-nos para estarmos enquadrados num grupo.

É a eterna disputa entre o estar só e alimentar o ego, e o estar acompanhado e sentirmos que outros seguem o mesmo pensamento.
Todos somos diferentes, mas todos temos esta dicotomia constante. Na escola, quantas vezes ficavamos contentes por ter uma excelente nota (Ego) e outras vezes era bestial fazer trabalhos de grupo (Ligação). No trabalho temos de estar concentrados e fazer o que nos compete e ser excelentes nisso (Ego) mas também temos de trabalhar em equipa (Ligação).

(agora não deixem as crianças lerem affraid )
O sexo é uma das formas mais básicas de expressarmos esta dicotomia. O movimento constante do entra e sai. O estar ligados e não estar. A necessidade do nosso orgasmo (Ego) em luta com a necessidade de agradar e fazer o/a companheiro/a ter um orgasmo também (Ligação).
Conseguem imaginar o sexo sem este movimento?

Com este exemplo conseguimos entender esta dicotomia constante pois fazemos de modo inconsciente. Saltamos sempre entre o Ego e a Ligação para atingirmos o equilibrio, quando esse equilibrio é exactamente alternar entre os dois.

E como explica e bem a borboleta, muitas vezes pedimos a opinião a amigos para que eles nos digam que basta seguirmos o nosso coração.
O nosso ser (Ego) precisa que alguém exterior (Ligação) diga exactamente o que sentimos (Ego) mas que precisávamos de ouvir (Ligação). Rolling Eyes Wink

Noutro tópico falarei de outra dicotomia... deixo em suspense... Twisted Evil

SITE: www.sergiomago.com
PODCAST: http://sergiomago.podomatic.com/
BLOG: http://sergiomago.wordpress.com

Mago
Admin

Ver perfil do usuário http://www.sergiomago.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:23 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares